OCAM interpreta Janacek, Britten e Vaugham Williams

Poemas de Arthur Rimbaud

Martha Herr, soprano

Ralph Vaughan Williams

Folk songs of the four seasons
 [texto e tradução]
cantata para coro feminino e orquestra

Participação especial:

Studio Coral – vozes femininas

Coral da ECA-USP

Regência: Marco Antonio da Silva Ramos

Preparação Vocal: Susana Cecília Igayara

Regência: Gil Jardim

Martha Herr, soprano, norte-americana radicada em São Paulo. Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Martha tem participado de concertos, óperas e gravações no Brasil, EUA e Europa, como solista e integrante de conjuntos como o Rio Cello Ensemble, Mestres Cantores de SP e Grupo Novo Horizonte. Professora de Canto da UNESP, recebeu, em 1998, o Prêmio Carlos Gomes. Foi nomeada pela APCA Cantora do Ano em 1990. Em 2005 participou da primeira montagem brasileira do Anel dos Nibelungos, de Wagner, durante o IX Festival Amazonas de Ópera. Sua lista de gravações inclui a EUROPERA V, de John Cage, Obsequium de José Penalva e Bachianas Brasileiras No. 5 de Villa-Lobos.

Marco Antonio da Silva Ramos é professor de Regência Coral na Universidade de São Paulo desde 1981. Atua como professor convidado no Festival de Verano de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha e no Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas. Apresentou-se com importantes coros internacionais como regente convidado, entre eles o International Vocal Ensemble, Contemporary Ensemble e University Singers da Universidade de Indiana, EUA, Coral do Conservatório Nacional de Lisboa, Coro Infantil da Orquestra Filarmônica de Las Palmas, além de muitos coros brasileiros e grupos formados em festivais nacionais e internacionais. A convite da Centro-European Academy of Arts, apresentou-se na Hungria e Áustria com um coro internacional de jovens. Em 2008, foi um dos biografados da edição comemorativa de 25 anos do Who´s Who in the World.

Susana Igayara é professora do Departamento de Música da ECA-USP desde 2004. Atua no campo do Canto Coral, tanto em áreas teóricas do Repertório Coral e Musicologia, como na atividade prática de preparação técnica vocal de coros. Além do Studio Coral, desde 2004 é responsável pela preparação vocal dos coros do Festival Música nas Montanhas e atua em cursos e workshops na área. Em sua formação vocal, além da atividade como coralista desde os 15 anos, estudou canto e repertório com Izabel Maresca, Benito Maresca e Adélia Issa, além de cursos de curta duração com Lúcia Passos e Sônia Born, entre outros. Como pesquisadora, atualmente realiza estudos em História da Educação, tendo por tema as relações entre música e educação feminina no Brasil. Na Rádio USP FM, apresenta o programa Canto Coral.

Coral da ECA/USP foi fundado em 1973 por Klaus-Dieter Wolff, primeiro professor de regência coral no Departamento de Música. Nestes 35 anos, tem sido um espaço de formação e orientação de jovens regentes e cantores. Dedica-se tanto às obras referenciais do repertório coral-sinfônico como a primeiras audições de compositores uspianos (professores e alunos), cumprindo com seus principais objetivos: a promoção e divulgação do repertório e a valorização da atividade coral, preparando futuros profissionais.

Studio Coral – Vozes Femininas completa 15 anos de atividades. Dedica-se ao repertório brasileiro e internacional para vozes femininas, em obras camerísticas e sinfônicas. Com uma importante trajetória de divulgação e promoção do repertório brasileiro para coro feminino, o Studio Coral apresentou-se nos principais espaços de concerto e eventos musicais de São Paulo, além de atuações no Rio de Janeiro e de sua turnê pela Argentina, com concertos em Buenos Aires e San Juan.

Coral da ECA

Agnes Silva Ribeiro, Alice de Oliveira Campos, Ana Beatriz de Oliveira Cenci, Ana Maria Spyer, Andrea Neves Rafael, Anna Cristina Barbosa Fonseca, Carla Rosati Colepicolo, Carolina de A Nogueira Tinen, Carolina G de Castro, Carolina Garbelotto de Castro, Carolina Rosati Colepicolo, Carolina Silva Oukawa, Cibele Odete Palopoli, Clélia Rodrigues das Chagas, Cristina Akashi, Denise Mayumi Ogata, Egle Spina, Emilia Helena Garces, Evani Tadeu da Silva, Heloísa Mitiko Takata,Ísis Biazoli de Oliveira, Ivana Paschon, Joyce Tripiciano de Souza, Juliana Souto, Kassia Leandro de Oliveira, Maria Rita Brandão Machado, Mariana Araújo de Matos Novaski, Mariana Fonseca Manse, Mariana Pilatos Corado, Mariana Pilotto Reis, Mariana Rodrigues da Costa, Marie Danielle B. Donoso, Marília Bin, Marina Lee Colbachini, Mayra Viner dos Reis, Michele Melfi Tomaz, Priscila Iamazi Ferro , Raquel da Silva Manoel, Raquel Rojas, Renata Rodrigues Garcia, Silvia Carvalho Molan, Stefânia Coppo Ribeiro Benatti, Tatiane Lopes, Teresa Freitas, Thaís Schloenbach Caruso.

Studio Coral

Ana Marta Garcia, Cristina Allemann, Dinah Rivellini Faria, Heloísa Mitiko Takata, Judith Coimbra Iwamoto, Karina Muniz Boscato, Kelly Soraya Marques, Meri A. Harakava, Norma A. Audi, Silvia Mitiko Hokama, Sima F. Halpern

Pianista co-repetidora
Luciane Bonin Secomandi